As disputas sobre informação científica em mídias sociais

Esse projeto tem como proposta compreender quais são as disputas relacionadas à legitimidade da informação científica que circulam nos ambientes digitais, sobretudo a partir de uma reconfiguração da comunicação científica mediada pelas redes sociais, nas quais o fluxo de informação proporciona uma relação dinâmica e complexa a partir da interação com diferentes atores científicos e não-científicos.

Produtos:

Websérie Trincheiras da Ciência: Vivemos um período no qual a desinformação sobre a ciência é uma preocupação em vários países. Movimentos anti-vacinas, cura de autismo e revisionismos históricos são alguns dos temas que circulam em redes sociais, e que dizem respeito a uma disputa de narrativa sobre a informação científica. Assim, esta websérie tem como proposta debater esses temas, trazendo convidados de diferentes áreas do conhecimento para ajudar à enfrentarmos a guerra contra a desinformação científica.

Websérie Cidades e Conflitos: Esta websérie é uma parceria entre dois Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia: o Instituto Nacional de Estudos Comparados em Administração de Conflitos e o Observatório das Metrópoles. Tem como proposta apresentar mesas redondas e fomentar o diálogo a partir da complexa relação entre conflitos e cidade nos dias atuais.

Produções científicas:

OLIVEIRA, T. M.. ‘MIDIATIZAÇÃO DA CIÊNCIA: Reconfiguração do paradigma da comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital. MATRIZES (ONLINE), v. 12, p. 101-126, 2018.

OLIVEIRA, T. M.; EVANGELISTA, S. ; TOTH, J. P. ; LIRA, R. . A Ciência da TV para no YouTube: redes de autoridade e diferentes linguagens da Comunicação Científica na era digital (em prelo). In: CTS-FGV.. (Org.). Da televisão ao YouTube: influenciadores, audiências e normas. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2019, v. 1, p. 20-40.

OLIVEIRA, t, et al. Comunicação institucional e divulgação científica no youtube: tipologias sobre tendências de linguagens, narrativas e interacionais . In: II Congresso Televisões, 2019, Niterói. Anais do II Congresso Televisões. Niterói: Proppi-UFF, 2019.

OLIVEIRA, T. M. AUTORIDADE CIENTÍFICA EM TEMPOS DE CRISE EPISTÊMICA: a circulação de teorias da conspiração nas mídias sociais. In: XXVIII encontro da Compós 2019. Porto Alegre.

Equipe:

Thaiane Oliveira – Janderson Toth – Simone Evangelista –