Divulgação científica e o impacto social da ciência

Projeto que se preocupa com impacto social da ciência que reside na possibilidade de ampliar a circulação e divulgação de conhecimentos científicos para além do público com quem os pesquisadores costumam dialogar. Assim, busca-se promover soluções e discussões que reduzam a assimetria de informação sobre a ciência entre diferentes grupos sociais.

Prêmios:

I e II Prêmios de Fotografia científica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação para a comunidade técnico-científica da Universidade Federal Fluminense, nos anos de 2017 e 2018.

Prêmio de Vídeo Científico Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação para a comunidade técnico-científica da Universidade Federal Fluminense, em 2017.

Organização de eventos:

Dose de Ciência, evento trazendo o assunto de erupções vulcânicas para a população.

Pint of Science em Niterói, sendo coordenadora da Comunicação e Divulgação Científica e membro do conselho científico do evento, nos anos de 2018 e 2019.

Atividades de aproximação e diálogo com a sociedade para discutir a desinformação científica, através de palestras abertas em locais públicos e vídeos no Youtube (em processo de publicação do canal).

Seis eventos de capacitação voltado para editoração científica para mais de 200 editores, de diferentes áreas do conhecimento, no qual trouxe temas como: indexação, letramento informacional sobre métricas tradicionais e alternativas, estratégias de divulgação científica para revistas científicas, entre outros.

Equipe:

Thaiane Oliveira – Lumárya Sousa – Maria Elizabeth Melo – Hugo Virgilio – Marco Bittencour – Fernando Schuenck

Parceiros: